Revista de Administração da UNIFATEA, Vol. 13, No 13 (2016)

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Comunicação Integrada de Marketing: princípios e aplicações

Edson Coutinho da Silva

Resumo


Em Marketing, a comunicação visa estabelecer diálogos entre a organização e o público-alvo em um determinado segmento de mercado. Observa-se que a fragmentação e perda de eficácia das formas e meios de comunicação têm feito com que as organizações (re) pensem a maneira como elas interagem com o seus clientes. Um diálogo bilateral – e não mais unilateral – é pré-requisito para que algumas organizações consigam estabelecer seus negócios. Logo, a comunicação em massa vem sendo preterida pela comunicação segmentada. Não é suficiente às organizações apenas apresentarem as suas propostas de benefícios, elas precisam saber o que os clientes pensam delas. Mas, como ocorre em diversos campos de estudo de Marketing, as modalidades de comunicação vêm sofrendo denominações das quais muitas vezes não se enquadram às propostas e finalidades apresentadas na teoria. Nesse caso, surgem “más” interpretações, confusões, deturpações e, ainda, distorções acerca de suas aplicabilidades no âmbito do Marketing. Logo, este ensaio se propõe a criticar e esclarecer das modalidades de comunicação em Marketing: caracterizando e situando-as dentro de um contexto do qual se possa tirar proveito de suas aplicabilidades e finalidades.


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